domingo, 25 de agosto de 2013

Apaixonada por palavras, de Paula Pimenta

Olá, pessoas!

Para a resenha de hoje temos um livro de crônicas de Paula Pimenta, uma escritora nacional conhecida pelas séries de livros Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, que ainda não li, sei apenas que são voltadas para o público adolescente. 

Em Apaixonada por palavras Paula reúne várias crônicas que escreveu entre 2000 e 2009. Seus textos tratam principalmente sobre o amor e relacionamentos, de acordo com seus sentimentos nos momentos em que os escreveu.


Os textos estão organizados em ordem cronológica e é perceptível, à medida que avançamos na leitura, o amadurecimento tanto na vida pessoal como na escrita da autora. Inicialmente as crônicas são mais inocentes, algumas até bastante ingênuas e com uma linguagem mais simples e direta. Mas no final elas passam a mostrar a visão e sentimentos de uma mulher adulta enquanto os anteriores passam a imagem de uma adolescente. A escrita dela também evolui – não que fique rebuscada – e as palavras passam a transmitir mais segurança e maturidade.

Quanto a edição, diagramação e composição física do livro não tenho do que reclamar, está tudo muito bonito e alinhado com a temática e proposta da autora. Desde a fonte do texto, principalmente dos trechos destacados, o tipo de folha (papel branco e folha mais grossinha) até a delicadeza e o colorido da capa, é visível que a editora teve o maior cuidado com todos os detalhes do livro. E por isso mesmo fico até com pena de me desfazer dele, apesar de ter consciência de que dificilmente vou me interessar em lê-lo novamente. 

Só o que me decepcionou um pouco foi o fato de que comecei a leitura com a expectativa de encontrar textos mais poéticos, numa linguagem mais suave e envolvente. Talvez isso tenha sido um reflexo de outras resenhas exageradamente elogiosas de fãs que provavelmente leriam até lista de compras escrita pela autora, ou mesmo do título, que é muito bonito e bem escolhido (diga-se de passagem), mas que acabou prometendo mais do que realmente trazia. Não sei bem como me explicar, mas eu esperava muito mais do que encontrei. Calma, não estou dizendo que ela escreve mal, pelo contrário. Ainda assim o livro não alcançou todas as minhas expectativas. Por isso ele ganhou apenas 3 estrelas na minha avaliação do Skoob.

Recomendo a leitura principalmente para adolescentes e quem quiser relembrar um pouco essa fase tão gostosa e, ao mesmo tempo, tão contraditória da vida.

Boas leituras e até a próxima!^-^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)