terça-feira, 18 de outubro de 2016

Mangá: Ore Monogatari - Aruko e Kazune Kawahara

Fonte: Arquivo pessoal.
Oi, pessoal!

Hoje trago a resenha de Ore Monogatari, um mangá shoujo que começou a ser publicado no Brasil este ano pela Panini, e conheci  através do anime - que estreou no Japão em 2015, mas só assisti no começo deste ano. Alguns meses depois descobri que o mangá seria publicado no Brasil, eu não resisti à curiosidade e comprei o primeiro volume. No Japão o mangá teve seu primeiro volume encadernado publicado em 2012, pela Shueisha, e em junho deste ano foi anunciado a sua conclusão na edição de julho revista Bessatsu Margaret, sendo concluída em 13 volumes encadernados (Biblioteca Brasileira de Mangás, 2016).

O mangá conta a história de Takeo, um rapaz alto, mau encarado e meio desligado que está começando o colegial, porém essa é só a aparência dele, pois ele é bastante gentil, responsável e tem um forte senso de justiça.  Além disso, ele é um cara legal e bem popular entre as esquipes de esportes da escola devido à sua força física e tamanho. Mas sofre um pouco com as garotas, que se assustam com sua aparência e falta de tato social.

Totalmente diferente dele é seu amigo Sunakawa, ou apenas Suna. Ele é o típico "príncipe encantado" dos mangás shoujo: lindo, inteligente, reservado, sempre com uma expressão fria e inespressiva... um total mistério, que faz todas as meninas se apaixonarem por ele desde cedo, incluindo todas as meninas por quem Takeo se apaixonava. Mas essa é uma história sobre aparências que enganam e, diferente do que os outros pensam, Suna não é um cara frio e misterioso, ele é um rapaz normal e na dele, meio antissocial até. Ele é o melhor e mais fiel amigo de Takeo e está sempre lhe dando conselhos. E, principalmente, mantendo longe as pessoas que sempre tentam se aproveitar da gentileza de seu amigo.

A história de amor de Takeo começa quando ele conhece Yamato, uma típica mocinha dos romances shoujo: pequena, bonitinha, tímida e delicada. Takeo salva Yamato de um tarado no metrô e no outro dia ela vai visitá-lo para agradecer.* Ele se apaixona, mas acredita que a garota está interessada em seu amigo Suna e decide fazer o possível para ajudá-la, já que Suna costuma recusar e partir o coração de todas as garotas que se declaram para ele.

Apesar de toda a trama clichê, meio estilo Shrek/O patinho feio, eu gostei de Ore Monogatari por seus personagens, que nos convidam a conhecê-los para além dos esteriótipos montados para eles. O cara que deveria ser o mocinho na verdade é um personagem secundário e está pouco se importando com romances, enquanto o mocinho é um grandalhão meio desligado e a mocinha é bem mais esperta do que aparenta e algo me diz que ela não vai se contentar em ser apenas a princesa inalcançável dessa história.

Fonte: Contos e Reconto, 2015.
Assim como o anime, o mangá me deixou uma boa impressão com uma história fofa e divertida, que nos convida a enxergar além das aparências. O mangá tem publicação bimestral pela Panini e é um dos que pretendo acompanhar até o final. Recomendo tanto o mangá como o anime (a música de abertura é muito fofa!) para quem procura uma boa história romântica.

Em tempo, o mangá também foi adaptado para os cinemas em um live action (que encontrei com o título My love story), que eu ainda não assisti, mas do qual li bons comentários.

Boas leituras e até a próxima!
^-^

KAWAHARA, Kazune; ARUKO. Ore monogatari: Minha história! São Paulo: Panini, 2016. 

*No Japão é um costume comum você mandar algum presente de agradecimento quando alguém te ajuda numa situação difícil. 

3 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhh, esse realmente é meu tipo de história! Super Amei Ana :D
    Será que eu encontro o Mangá nas bancas de revista? Vou procurar!
    Adorei a indicação.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura, sim, Ialy!
      Não sei se nas bancas ainda temo volume 1, mas o 2 saiu recentemente. Mas eu sempre recomendo comprar direto no site da Panini, porque lá o frete é mais barato. Aliás, lá o vol. 1 ainda tá disponível.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
    2. Como eu sempre vou na Banca comprar romance se tiver por lá já trago. Vou dar uma conferida no site da Panini também.
      Obrigada pela dica :*

      Excluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)