sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Kara e Kmam: segredos de Alma e Sangue, de Nazareth Fonseca.



Olá, pessoas!

            Hoje voltei para finalizar a série de resenhas sobre a saga Alma e Sangue, de Nazareth Fonseca.
            O que pensei ser um livro de contos na verdade é uma é uma história curta, dividida em 4 partes, que narra fatos ocorridos entre os volumes 1 e 2 da saga Alma e Sangue. Esses acontecimentos são mencionados brevemente no volume 3 – O Pacto dos Vampiros.
            Em Kara e Kmam: segredos de Alma e Sangue, nosso querido casal está unido e feliz, pois finalmente pode viver seu amor. No entanto, ainda existem muitos segredos e Kmam teme pela segurança de Kara, caso ela os descubra.

“Ser vampiro é trilhar um caminho sem volta dentro de um mundo repleto de leis e regras capazes de condená-lo por seu menor deslize. Em momentos assim, poderes e vida eterna perdem completamente o sabor.” (FONSECA, 2010, p.7)

            Kara, por sua vez, ainda é uma criança no mundo dos vampiros e desconhece muitas de suas leis. Ela se percebe cada vez mais aprisionada pela proteção excessiva de Jan Kmam, que resiste até em ensiná-la a defender-se. Ainda assim, a jovem vampira tem sede de liberdade e acaba provando ser muito mais forte do que todos imaginam.
            A história é narrada em primeira pessoa na voz da atual Kara, que além de contar o que lhe aconteceu nesse período de sua existência, também faz alguns comentários sobre quão ingênua era na época. Esse tipo de narrativa, apesar de confundir em alguns momentos acaba dando um tom de conversa à história. É como se Kara realmente conversasse com o leitor enquanto vai relembrando os acontecimentos, proporcionando maior agilidade e fluidez à leitura. Esse é um livro para ser devorado numa tarde.
            Tenho apenas uma leve ressalva a fazer: é que, apesar de ter indicado a leitura desse livro logo após o volume 2 – O Império dos Vampiros – devo informar que ele trás algumas pistas sobre o que será narrado em A Rainha dos Vampiros (último livro da série). Não acredito que chegue a ser um spoiler, pois quem ainda não leu a série por completo talvez não perceba, mas sei que muitas pessoas tem horror a esse tipo de “informação antecipada” (na falta de definição melhor) e, portanto, aviso que leve esse detalhe em consideração.

            E para quem já está com saudades da saga a autora escreveu mais 3 contos ambientados no universo de Alma e Sangue e que estão disponíveis no site da série: http://www.almaesangue.com.br/contos.php . No mesmo site também há uma websérie em 3 episódios baseada nos livros. (http://almaesangue.com.br/episodios/teaser). Eu só cheguei a ver o trailer, mas não fui muito com a cara dos atores escolhidos (minha opinião) então acabei desanimando de assistir os episódios.
            E aí? Alguém leu os contos, assistiu a websérie ou leu os livros da saga? Gostou? Tem uma opinião diferente da minha? Deixei seu comentário!

Boas Leituras e até a próxima! ^^

Um comentário:

  1. Nao conhecia mas fiquei super curiosa. Gosto de sobrenatural e esse parece ser bem bacana!

    Depois vou dar uma espiada no site da série!
    Brigadinha pela dica e parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)