terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mangá: Log Horizon - Mamare Touno e Kazuhiro Hara

Fonte: Acervo pessoal.

Oi, pessoal!

Já tem uma semana mais ou menos que não posto nada aqui no blog. Infelizmente me desorganizei, fiz várias resenhas à mão, mas tive tanta coisa pra fazer que acabei esquecendo de digitá-las. Bom, pelo menos agora já tenho material pra deixar vários posts programados. Também estou me organizando pra começar a fazer vídeos e vocês já devem ter percebido que fiz algumas pequenas mudanças na aparência do blog (Canva* fazendo minha felicidade, hehehe), que já é uma preparação pra o canal no YouTube.

Enrolações à parte (rsrsrs), hoje trago pra vocês a resenha de um dos mangás que li no finalzinho da ML de Férias - Log Horizon, de Mamare Touno (história) e Kazuhiro Hara (ilustração). Essa vai ser uma resenha um pouco diferente, pois falarei das minhas primeiras impressões sobre o mangá, visto que até o momento só o volume 1 foi publicado no Brasil.

Esse é um mangá shounen adaptado da light novel homônima, de Mamare Touno, ambos estão sendo publicados no Brasil pela Newpop. E conta a história de um rapaz chamado Shiroe, conhecido como "o conspirador de óculos" num jogo de MMORPG** (um RPG online), o Elder Tale. Durante uma atualização, algo estranho acontece e todos que estavam logados naquele momento são sugados para dentro do jogo e se veem presos num mundo onde não podem morrer e a comida não tem gosto. Além disso, são caçados por PKs (player killers = assassinos de jogadores). [OBS: não ficou claro pra mim se esses PKs são personagens nativos do jogo ou jogadores que perseguem outros jogadores].

Quem já acompanha animes e/ou mangás deve ter reparado na semelhança dessa premissa com Sword Art Oline (SAO), que foi inicialmente publicado como light novel e posteriormente adaptado para anime e mangá. A diferença fica por conta dos personagens e uma narrativa um tanto confusa. Diferente de SAO, Log Horizon apenas nos dá um prólogo de nove páginas que contam rapidamente o que aconteceu com os jogadores, sem explicações sobre como ou por que eles estão presos no mundo de Elder Tale. E logo depois já nos joga na aventura de Shiroe e mais dois companheiros - Naotsugo e Akatsuki - para  resgatar uma jogadora chamada Serara, que faz parte da guilda de sua amiga Marielle. Serara estava em outra cidade do mundo do jogo quando ficou presa e não consegue voltar para junto de sua guilda.

Logo de cara não gostei muito de Log Horizon, pois não tem como não ficar comparando com SAO. Não me convenci com o início da história, que é muito corrido e não explica muita coisa, nem com os personagens, que são jogados na nossa cara sem nos dar muito tempo para conhecê-los. Achei todos os personagens muito superficiais (mesmo para o gênero), nem mesmo o Shiroe, que é o personagem principal, é devidamente apresentado. No 1º volume só consegui descobrir que ele é um bom estrategista e que, diferente dos heróis comuns nos shonen, não gosta de lutar diretamente, mas sim de ficar em segundo plano, montando uma estratégia de ataque e apoiando os amigos. Esse seria um bom diferencial, mas o problema é que Shiroe não convence. Muito sério e com uma expressão geralmente apática ele não é um personagem com o qual simpatizei logo de cara, aliás, até o final do volume ele "não fede nem cheira".

O único personagem que me chamou a atenção foi o Sr. Nyanta, que só aparece lá pela metade do vol. 1, mas nem posso falar muito dele sem dar spoilers. Só o que posso dizer é que ele é misterioso na medida certa, além de um ótimo lutador, formando uma dupla perfeito com Shoroe em combate.

Log Horizon não me deixou boas impressões no primeiro volume e ainda estou em dúvida se vou continuar acompanhando sua publicação, pois estou tentando restringir a quantidade de títulos que acompanho apenas aos que realmente gosto (mangás são caros e eu estou precisando economizar). Por outo lado, a NewPop demora a lançar os volumes dos seus mangás e costuma manter o estoque, mesmo de alguns títulos mais antigos, então ainda há a possibilidade de eu mudar de ideia e, futuramente adquirir o resto da coleção. Por enquanto vou procurar  anime pra saber se a história melhora, pois talvez a animação seja melhor que a versão em quadrinhos.

Pra quem ficou interessado: se você já conhece Sword Art Online, talvez seja melhor conferir o anime de Log Horizon antes de ir logo gastando com o mangá. Mas se não conhece SAO ainda e gosta de histórias com o tema de jogos de RPG, você pode gostar mais de Log Horizon. Aliás, a qualidade dos mangás da NewPop é bem melhor que os da Panini, que publicou o mangá de SAO aqui no Brasil e até agora nem deu sinal de que vá lançar a light novel.

Você pode comprar o mangá e/ou a light novel Log Horizon pela loja da NewPop, na Amazon ou em lojas especializadas (em Recife: Magic Center, Bakamoon, Fênix e Geek etc. da Livraria Cultura). Lembrando que a NewPop não distribui mais os seus mangás em bancas de revistas. 

Boas leituras e até a próxima!

NOTAS

*Não conhece o Canva? Acesse www.canva.com , tô indicando pra todo mundo!

** A definição que encontrei no site TecMundo foi: "MMORPG é uma sigla em inglês que significa 'Massively Multiplayer Online Role-Playing Game', designando games para uma grande quantidade de usuários, que utilizam muitos dos elementos existentes nos jogos de interpretação de papéis, os famosos RPGs."

REFERÊNCIAS

FONSECA, Willian. O que é MMORGP? In.: TecMundo. Video Game e Jogos. [s. l.]: NZN, 2008. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/835-o-que-e-mmorpg-.htm>. Acesso em: 13 set. 2016.

TOUNO, Mamare; HARA, Kazuhiro. Log Horizon. São Paulo: NewPop, 2016. v. 1

2 comentários:

  1. COMEÇA LOGO ESSE CANAL!
    Pra dar um empurrãozinho já vou te indicar pra uma tag que eu criei. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Eu vou começar, prometo!
      A vinheta já tá pronta, fiz roteiros pra uns 3 vídeos, falta gravar, heheh. Vou ver se gravo o primeiro essa semana.

      Excluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)