quarta-feira, 1 de julho de 2009

Intolerância religiosa

        Hoje, depois de uma semana, voltei a ter acesso à Internet. Aproveitei pra ver meus e-mails e fiquei feliz em ver que tinha 11 mensagens não lidas, é claro que a maioria era propaganda ou notificações de Orkut, mas uma me chamou a atenção. Era sobre a índia, o título era “A Índia da TV e a Índia real”. Pensei: provavelmente é mais um daqueles e-mails em que alguém fala mal da TV Globo por não mostrar a realidade da Índia. Também vi que o e-mail tinha sido mandado por um colega da faculdade. Ele costuma mandar apresentações de slides com mensagens bonitas (apesar de religiosas, com aquele tom de que “só Deus salva”, esse detalhe eu costumo ignorar), e eu sempre gosto de lê-las, pois sempre trazem uma mensagem legal de amizade ou perseverança.
        Daí que abri os slides... no começo era mesmo aquilo de “a TV Globo não mostra a realidade, veja como a Índia é um país pobre, como as ruas são sujas, como o rio Ganges é poluído”, mas no meio de tudo isso começam a aparecer frases como “a religião que atrasa o país”, “A MISÉRIA CAUSADA PELO DOMÍNIO DAS CASTAS SOB O APOIO DE UMA RELIGIOSIDADE TRAIÇOEIRA, MÓRBIDA, HIPNOTIZANTE”... E essas frases começaram a me deixar com uma pulga atrás da orelha. Até que no final aparecem as frases: “DIZ A BÍBLIA EM HEBREUS 9:27 QUE AO HOMEM ESTÁ ORDENADO A MORRER UMA SÓ VEZ, VINDO DEPOIS DISTO O JUÍZO.”, “QUEM TE LIVRARÁ DO JUÍZO VINDOURO?”, ”O QUE É QUE UM GURU PODERÁ FAZER POR VOCÊ?”, ”HAVERÁ ESPERANÇA PARA ESTE POVO?”, “Só em Deus estão suas esperanças. Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6”. Foi aí que me dei conta: essa é mais uma mensagem de fanáticos religiosos que usam frases soltas da Bíblia pra tentar convencer as pessoas de que eles são os únicos corretos no mundo, que todas as outras culturas devem ser deixadas de lado, pois “não levam a Deus”.
             Fiquei revoltada e quis, de algum modo, mostrar minha opinião. Sim, a Índia é um país pobre; sim, o rio Ganges é poluído; sim, o sistema de castas oprime grande parte da população; e sim, a TV Globo não mostra isso. Mas, e sempre haverá um “mas”, tudo isso faz parte da cultura daquele povo e essa cultura faz parte da identidade deles, ninguém pode simplesmente chegar lá e dizer que eles devem mudar, pois o nosso modo de vida “é o único certo” e que se eles não nos imitarem “irão para o inferno”. Isso é ridículo!
Eu não sou uma pessoa religiosa, nem tenho religião (por motivos que não vou citar aqui, talvez em outro post), mas acredito que cada um tem suas crenças e ninguém pode dizer que essa ou aquela religião está errada, até porque ninguém tem provas disso (não existem provas nem de que Deus exista! Até hoje ninguém conseguiu provar isso sem usar argumentos religiosos.).
              Eu não sei quem fez aquela apresentação de slides que recebi. O que posso dizer é que tenho pena dessas pessoas que só falam de suas religiões denegrindo as outras, isso só mostra que elas não têm confiança no que acreditam. Isso é intolerância religiosa.

Um comentário:

  1. Que coincidência, amiga! Agora há pouco, quando voltava do cursinho, passei pela Igreja Batista no ônibus, da qual alguns tios meus fazem parte, e vi que tá tendo congresso para jovens agora nas férias. Pensei em ir, mas depois voltei atrás, pois fico puta quando vou em alguma igreja evangélica e as pessoas ficam querendo me obrigar a "aceitar Jesus". Aliás, sempre achei estranho isso de "aceitar Jesus", porque dá a ideia que antes você era avesso(a) à ele. Estranho né?
    Sobre a Índia, todo mundo sabe que a Globo romantiza demais, sempre. Claro que é muito pior na realidade. Acho muitas coisas "erradas" nos costumes deles, mas se eles viessem questionar o nosso, iríamos mudar? Claro que não.
    E acho que você já leu uma postagem no meu blog que falava de evangelizadores que iam converter africanos, enfim... acho um absurdo querer impor sua religião em culturas diferentes. Indo pro popular, "cada um no seu quadrado". E não se fala mais nisso.
    :)

    ResponderExcluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)