terça-feira, 14 de julho de 2009

Biblio o quê?


Essa foi a pergunta que eu mais ouvi desde que me decidi por prestar vestibular para Biblioteconomia na UFPE. Naquela época eu não tinha muita idéia do que era biblioteconomia. Eu só sabia que “é um curso pra administrar bibliotecas”, era assim que eu respondia, pois sempre amei os livros e adoraria trabalhar com eles. Hoje, é claro, eu não tenho um pensamento tão limitado. Mas então... que danado seria esse Biblio o quê?

Segundo o Dicionário Michaelis, Biblioteconomia é a “arte de organizar e dirigir bibliotecas”, mas será que é só isso?

Não, pois a biblioteconomia tem um caráter interdisciplinar, pois trabalha essencialmente com a informação (em seus diferentes suportes), que por sua vez está em todas as áreas do conhecimento. Hoje a biblioteconomia está muito mais ligada à Ciência da Informação, às Ciências Sociais e às Tecnologias da Informação, do que apenas à organização de bibliotecas.

Claro que o trabalho com bibliotecas ainda é muito importante, mas estas têm procurado uma atuação muito mais social. Hoje o(a) bibliotecário(a), não é mais aquela velhinha chata que fica mandando todos fazerem silêncio, e sim um profissional preparado para tornar as bibliotecas atrativas às comunidades as quais servem, com o objetivo de disponibilizar a informação necessária ao desenvolvimento social.

Mas além do trabalho nas bibliotecas (públicas, comunitárias, escolares, universitárias), os bibliotecários também podem atuar em centros de documentação/informação, centros culturais e de pesquisa, serviços ou redes de informação, arquivos, museus, instituições públicas e privadas, consultorias e outros.

Quanto a mim, bom... apesar de saber de todas essas possibilidades, o que ainda me atrai são as bibliotecas mesmo, os livros, o trabalho técnico... o próprio trabalho de administração de bibliotecas, torná-las mais agradáveis às pessoas, incentivar a leitura, o desenvolvimento intelectual e a produção do conhecimento. Também me interesso muito pelo trabalho de restauração de documentos, mas esse já é um outro assunto (talvez para um próximo post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)