terça-feira, 14 de julho de 2009

Bibliotecas: breve histórico


Segundo o dicionário Aurélio (apud, PINHO; MACHADO, 2003), biblioteca é uma coleção pública ou privada de livros e documentos, organizada para o estudo, leitura e consulta. Etimologicamente a palavra biblioteca vem do grego bibliothéke (biblio= livro e théke= depósito). No entanto as primeiras bibliotecas surgiram antes mesmo da criação do livro, seus acervos eram compostos por tabletes de argila, que com o tempo foram substituídos por papiros (criados pelos egípcios), pergaminhos (usados pelos gregos) e mais tarde o papel (criado pelos árabes).

Acredita-se que a mais antiga biblioteca tenha pertencido ao rei Assurbanipal. Mas foram os gregos que expandiram as bibliotecas, as mais conhecidas foram as de Aristóteles e Platão. E a maior e mais importante da Antiguidade foi a de Alexandria, seu acervo abrangia a literatura grega, egípcia, assíria e babilônica.

Os romanos criaram as primeiras bibliotecas públicas, as quais todos os cidadãos tinham acesso.

Durante a Idade Média as bibliotecas se mantiveram dentro de mosteiros, acessíveis apenas para a Igreja e alguns privilegiados. Já no Renascimento surgiram as bibliotecas universitárias, destinadas a professores e alunos, a as privadas, mantidas por nobres, sábios e colecionadores.

Na Idade Moderna, com as Revoluções Francesa e Industrial, surgem novas ciências, a classe operária e os Estados do novo mundo, aumentando a quantidade de leitores em busca de conhecimento.

A imprensa e o barateamento do papel proporcionaram um maior acesso aos materiais impressos, tornando os livros mais populares no mundo.

Surgem nos Estados Unidos as primeiras bibliotecas públicas americanas, segundo o princípio de que devem conter a cultura do povo, pertencer e estar a serviço de todos os cidadãos.

Segundo Fragoso (2008) “[...] os avanços da tecnologia geram a explosão da ‘informação’, fazendo com que as bibliotecas superem os limites do livro”.

Referências bibliográficas

FRAGOSO, Graça Maria. Casas de livros ou simplesmente... Bibliotecas. 18 jan. 2008. Disponível em: http://br.geocities.com/gra_fragoso/textos/casas.html. Acesso em: 23 mar. 2008.

LITTON, Gaston. O livro e sua historia. São Paulo: McGraw-Hill, 1975. 284 p.

PINHO, Antônio Carlos; MACHADO, Ana Lúcia. História das bibliotecas: origens. 7 nov. 2003. Disponível em: http://www.mundocultural.com.br/artigos/Colunista.asp?artigo=635
. Acesso em: 16 mar. 2008.


Foto: Biblioteca do Congresso Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)