domingo, 2 de dezembro de 2012

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, de Seth Grahame-Smith.



Olá pessoas!

            A resenha dessa semana demorou pra sair por dois motivos: 1) como eu já tinha avisado no post Novidades, agora que estou trabalhando e o meu tempo para ler e escrever resenhas diminuiu bastante; e 2) tive muita dificuldade em fazer comentários sobre esse livro. Essa dificuldade foi principalmente porque quando comecei a leitura tinha uma expectativa, que logo depois dos primeiros capítulos se provou incompatível com a realidade, e no final ficou a dúvida: “eu gostei mesmo desse livro?” A resposta vocês conferem nos próximos parágrafos.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros começa com uma introdução, onde Seth Grahame-Smith conta como os 10 diários secretos de Abraham Lincoln chegaram as suas mãos e porque ele escreveu essa “biografia”.

A narrativa em si tem início com a infância de Abe, sua vida simples no campo e seu ávido interesse pela leitura. Porém, após entreouvir uma conversa de seu pai com um homem bastante estranho, pessoas da família começam a morrer de uma doença na época conhecida como ‘febre do leite’ – primeiro seus tios distantes e logo em seguida sua mãe. Perder a mãe – com quem tinha uma forte ligação – ainda tão jovem acaba marcando para sempre a vida de Abraham. E quando descobre que a morte dela na verdade foi causada por uma criatura que até então ele acreditava só existir em pesadelos, o menino jura vingança e não vai descansar enquanto não “matar todos os vampiros da América” (GRAHAME-SMITH, 2010, p. 59)
Uma das coisas que logo me chamou a atenção nesse livro foi a forma como ele foi escrito: cheio de anotações dos “diários secretos” de Abraham Lincoln, como se a história toda fosse mesmo real. Outro ponto que também me interessou foi que em momento algum o autor separa ficção de realidade. Tudo no livro tem a intenção de dar um ar mais real à narrativa: desde e introdução até as “citações” dos diários e as imagens que ilustram a vida de Abraham Lincoln como caçador de vampiros e a própria existência dessas criaturas. Isso me deixou interessada em conhecer o que de fato aconteceu nesse período da história dos EUA e na vida do famoso presidente.
O livro está dividido em 3 partes: O Menino, Caçador de Vampiros e Presidente, tem uma linguagem fácil e a leitura flui bem na maioria dos capítulos. No entanto, em alguns momentos, principalmente na primeira parte senti que a leitura ficou um pouco arrastada, monótona. Mas acredito que isso se deva ao fato de que assisti ao filme antes de ler o livro e passei a primeira parte do livro esperando pelos acontecimentos (mais dinâmicos) que aparecem no filme. Vale lembrar que o livro e o filme, apesar de partirem da mesma premissa, acabam apresentando personagens e desenvolvimentos diferentes. O que achei bem estranho, visto que foi o próprio Seth Grahame-Smith que escreveu o roteiro do filme. Mas não me entendam mal, apesar de diferentes o filme e o livro são bons, apenas devem ser encarados como versões distintas da mesma história.
E, finalmente, chego à resposta para a pergunta que ficou martelando na minha cabeça desde que terminei a leitura. Sim, eu gostei do livro. Mas ele não merece as 5 estrelas que eu daria ao filme, exatamente por causa da falta das cenas mais dinâmicas da versão cinematográfica. No Skoob minha avaliação de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros foi 3 estrelas e a minha recomendação é: só leia o livro se gosta ou não se importa de ler uma biografia, porque é isso que ele é uma biografia romanceada recheada de ficção, mas ainda assim uma biografia. Mas se você estiver procurando uma história cheia de ação, vampiros e um pouco de sangue pra animar, passe longe do livro e vá direto ver o filme.
 

Ainda sobre o livro só queria comentar mais um detalhe. É que a minha edição é essa com a capa do filme (que achei muito mais bonita), mas inicialmente ele foi lançado com essa capa (não sei se ainda é possível encontrá-la nas livrarias):





E pra quem estiver interessado no filme, aqui vai o trailer: 


Boas leituras e até a próxima!
^-^

PS: Dessa vez não consegui separar citações para acompanhar a resenha, mas vou lembrar nas próximas.

Um comentário:

  1. Eu adoro biografias e até tenho interesse em saber mais sobre o Lincoln, mas o gênero terror eu não gosto de jeito nenhum. Nem o filme eu vi pois tb ñ me agrada, mto dificil eu ler esse livro.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)