sábado, 4 de junho de 2016

Resenha: As lágrimas do assassino – Anne-Laure Bondoux


Oi, pessoal!

Voltando a postar resenhas aqui no blog, hoje eu trago meus comentários sobre o livro As lágrimas do assassino, da autora Anne-Laure Bondoux. Segue uma sinopse:

Paolo mora com os pais num deserto no fim do mundo, o extremo sul do Chile. O menino gosta de caçar cobras nas pedras, os seus pais sobrevivem do que plantam na terra dura e seca, raramente recebem viajantes que logo vão embora e a vida segue. Um dia eles recebem a visita de Angel Allegria, que mata os pais de Paolo sem nenhum remorso, mas por algum motivo não consegue matar o menino. Então eles passam a viver juntos e Angel começa a ver Paolo como um filho. E, longe de tudo e de todos, não sente mais vontade de matar... Até que recebem um viajante.

Peguei esse livro emprestado com uma amiga, mas o deixei na estante por um tempo até que resolvi lê-lo e não consegui parar até terminar. A linguagem é direta e a leitura flui fácil. A narrativa crua e seca revela exatamente o clima da história e do ambiente em que se passa. 

A história é narrada em 3ª pessoa, alternando entre os pontos de vista dos 3 personagens principais. Durante o tempo em que estão juntos, eles mudam, aprendem uns com os outros. Paolo aprende coisas novas, toca e é tocado pelo coração das outras pessoas. Luis percebe seu mundo se expandir, aprende que pode escolher entre criar raízes e conhecer o mundo. Ele também começa a perder seus medos. Angel foi aquele que mais mudou durante toda a história. Ele deixa o assassino para trás, apesar de saber que nada mudará seu passado. Ele tenta com todas as forças se agarrar à felicidade recém encontrada.
“Olhando aquele assassino de homens tentando, a todo preço, salvar a vida de uma velha cabra, Paolo se sente arrebatado por um turbilhão. Como coisas assim eram possíveis? Como era possível entender o Universo se não se compreendem nem mesmo as ações daqueles ao lado de quem se vive?” (BONDOUX, 2009, p. 21-22)
Você, como leitor, sabe que Angel é um assassino de sangue frio, mas ao longo da história é difícil não se sentir sensibilizado pelo modo como os outros tocam seu coração. Me peguei torcendo para que ele de algum modo encontrasse felicidade naquela vida simples. 
“Desse dia em diante, o menino e os dois homens passaram a viver juntos, na casa. Toda noite, Luis abria o livro e lia em voz alta em meio aos vapores da sopa. Toda noite Angel se punha diante da janela para que os outros dois não vissem as lágrimas, as lágrimas que banhavam seus olhos de assassino.” (BONDOUX, 2009, p. 30)
Como todo drama o final é carregado de tristeza, mas também nos deixa uma nota de esperança. As lágrimas do assassino é um infanto-juvenil, mas não deixa de ser um bom livro, com uma história envolvente que se aprofunda no psicológico e nos dramas pessoais dos personagens. Os próprios personagens principais são muito interessantes, cada um dos três tem uma história pregressa, cada um tem um passado que os tornou quem são, mas a partir do momento em que se encontram tudo muda. As relações que constroem entre si fazem com que mudem suas perspectivas e encontrem novos caminhos. O livro me surpreendeu, li todo numa tarde, me diverti e me emocionei! Ganhou lugar entre meus favoritos do ano e 5 estrelas no Skoob fácil, fácil.

Boas leituras e até a próxima!
^-^

BOUNDOUX, Anna-Laure. As lágrimas do assassino. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009. 159 p.

2 comentários:

  1. Ai Ana, não sei se vou dar uma chance a esse livro!
    Tu sabe que não sou muito leitora de Dramas, sempre fico na bad quando eles acabam e a DPL é tensa.
    Fiquei curiosa, principalmente por ter ganhado coração de favorito no Skoob! Mas, vou deixar nos planos do "quem sabe um dia...".

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, esse livro vale a pena toda a DPL que vier depois, hehehe.
      Se tiver a oportunidade não deixe de ler!
      :*

      Excluir

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)