Fonte: Acervo pessoal. |
Hoje trago a resenha do seguindo livro da série Kaori da Giulia Moon - Kaori 2: Coração de Vampira.
"Praia de Copacabana, Rio. Uma bela garota oriental passeia pelo calçadão. Seus olhos oblíquos seguem alguém: Yoshi, um garoto de programa meio-brasileiro e meio-japonês, com um raro talento para sedução. Ferida por um amor trágico do passado, Kaori enfrenta um dilema: dar vazão ao seu desejo pelo mestiço ou manter-se protegida, salvaguardando o seu coração?Enquanto isso, o mundo sofre a ameaça de uma praga virulenta. Mortos-vivos, ogros, demônios e criaturas fabulosas começam a enlouquecer. Em São Paulo, os especialistas do IBEFF entram em ação para controlar o surto. (...) Entre as paisagens tropicais cariocas e uma São Paulo caótica e agitada, a nova aventura de Kaori, a vampira, vai conduzi-lo por uma montanha-russa de emoções." (MOON, 2011)
Kaori está de volta, após os acontecimentos narrados em Kaori: perfume de vampira, a bela kyuketsuki mora no Rio de Janeiro e trabalha como tatuadora. Certo dia ela encontra um belo rapaz de traços orientais chamado Yoshi e esse encontro dará um novo rumo à vida dos dois.
Mais uma vez Giulia Moon acerta na mistura de ação, mistério e romance. Com novos personagens cativantes e o retorno daqueles que fizeram do livro anterior um dos meus favoritos, Kaori: coração de vampira tem uma narrativa ágil e envolvente. A quantidade de páginas (428 p.) não atrapalhou a velocidade da leitura, pois a cada capítulo, mesmo intercalando entre os vários personagens, eu me senti cada vez mais tragada pelo mundo criado pela autora. Aliás, algo que surpreende na narrativa dos livros das Giulia, além da incrível maestria na forma como ela conduz a história (intercalando momentos de ação e suspense), é a quantidade de personagens que ela vai inserindo na história sem deixar o leitor confuso. Aos poucos ela vai nos apresentando novos personagens, e no caso deste livro reapresentado personagens antigos, com características tão únicas que não os confundimos.
A história apresentada pela autora também surpreende por ser tão intrincada e cheia de acontecimentos e reviravoltas tão bem encadeadas e amarradas dentro da narrativa que não fiquei confusa. E olha que nesse livro várias coisas acontecem ao mesmo tempo e o vilão, diferente do que ocorre no livro anterior, só se revelou mesmo na metade da segunda parte, unindo todas as peças que aparentemente estavam soltas no início da história. Claro que esse não é um recurso novo em livros de ficção, mas até hoje li poucos autores que realmente sabem utilizá-lo. O mesmo acontece com os demais recursos narrativos que comentei anteriormente.
Prefiro não contar muito sobre a história em si, pois tenho medo de dar spoilers, porque realmente acontece tanta coisa ao longo do livro que eu não conseguiria resumir.
Sobre os personagens, apesar da Kaori ser a protagonista da história, sinto que a Giulia criou vários personagens tão interessantes que muitas vezes eles acabam roubando a cena. Nesse livro também são inseridos novas criaturas sobrenaturais, inclusive aquelas próprias do folclore brasileiro, como o boto (gente, como não se apaixonar pelo boto?!) e os Tutus (esses eu nem conhecia e precisei procurar no Google pra ter uma ideia da sua "aparência"). Também temos uma participação de zumbis e um fantasma, assombração particular da sede do IBEFF do Rio de Janeiro. Vai aqui uma menção honrosa para Horácio e Arrudinha, por suas participações rápidas e mesmo assim marcantes. Ah! E eu não poderia deixar de mencionar outras criaturas como os lobos e a Kitsune (yokai raposa, uma das minhas favoritas do folclore japonês).
Assim que terminei a leitura, já fui comprar o outro livro da série - Kaori e o samurai sem braço - que apesar de começar logo após os acontecimentos de Coração de vampira, trás como narrativa principal, uma história do passado de Kaori. Estou lendo ele e em breve terá resenha dele aqui no blog.
Boas leituras e até a próxima!
^-^
MOON, Giulia. Kaori 2: Coração de Vampira São Paulo: Giz, 2011. 428 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.
PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)