Fonte: Acervo pessoal. |
Na semana passada (de 19 à 25/06) eu participei da Arraiátona, uma maratona literária de São João realizada pelos canais Despindo Estórias, Tem que ler e Torpor Niilista, através da página do evento no Facebook. E no dia 14/06 eu postei aqui no blog a minha TBR para a maratona, com os seguintes livros:
- Usagi Drop (vol. 8) - Unita Yumi
- O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
- Frankenstein - Mary Shelley
- Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman (este último eu só tinha a intenção de começar mesmo).
Eu comecei a maratona um pouco atrasada, já no final da tarde do dia 19, com o vol. 8 do mangá Usagi Drop, sendo uma leitura bem rápida por se tratar de um quadrinho e o terminei no mesmo dia. No dia seguinte iniciei O grande Gatsby, o qual eu já conhecia a história por ter lido uma adaptação em mangá. No começo achei a leitura um tanto parada, mas logo me envolvi com a história e me apaixonei pelos personagens e seus dilemas (vou tentar fazer uma resenha). Só não terminei mais rápido porque estava trabalhando e a semana, apesar de mais curta por causa do feriado de São João aqui em PE, foi bem corrida.
Fonte: Filmow. |
No feriado em si, infelizmente, não consegui ler muito, pois meus vizinhos resolveram fazer uma senhora festa com direito a fogueira, fogos (soltaram uns dois rojões durante o dia que quase me mataram do coração e fizeram minhas gatas se esconderem em baixo da cama até o dia seguinte) e música alta a noite toda. Não consegui me concentrar para ler, mas aproveitei que tinha finalizado a leitura de O grande Gatsby no dia anterior e fui assistir ao filme (a versão de 1974) no Netflix - botei a televisão no volume alto pra competir com a festa de frente pra minha casa - e gostei bastante.
Já a última leitura da maratona não foi tão boa. Frankenstein não é um livro ruim, mas a autora Mary Shelley exagera nas descrições e tem uma narrativa muito lenta e enrolada, o que tornou a leitura arrastada e cansativa. Eu tentei ser persistente, mas não consegui terminar o livro à tempo. Também não consegui começar a ler Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman, mas espero conseguir lê-lo durante minhas férias do trabalho.
Mas durante uma leitura e outra também rolaram desafios bem divertidos na página da Arraiátona no Facebook. O primeiro foi mudar o titulo de algum livro com palavras ou expressões típicas das festas juninas. Surgiram muitos títulos bem engraçados e eu até que tentei mas não sou muito criativa com palavras. Mas aí veio o segundo desafio, que consistia em enfeitar a capa de algum livro com acessórios ou objetos com a temática das festas juninas e nesse eu consegui! Acho que quando se trata de imagens eu até que consigo ser bem criativa, rsrs. O resultado da minha criatividade vocês podem ver logo abaixo:
Fonte: Acervo pessoal. |
O prêmio do segundo desafio foi o livro Perdido em Marte, de Andy Weir, publicado pela editora Arqueiro! Só espero que os correios colaborem comigo e o livro chegue logo.
O último desafio também envolvia palavras, tínhamos que fazer uma paródia de uma música de São João com a temática ou personagens de algum livro. E dessa vez eu nem consegui participar. Juro que tentei, mas além de não ser muito criativa com palavras, com rimas eu sou uma total negação, por isso admiro tanto quem consegue brincar com as palavras em poesia ou prosa poética. A paródia da vencedora do desafio foi incrível e super divertida! Confira abaixo:
Fonte: @luanebulosa, 2016. Clique na imagem para abrir maior. |
Por fim o saldo da Arraiátona ficou bem equilibrado: não consegui terminar todos os livros da minha TBR, mas em compensação me diverti muito com os desafios, testei minha criatividade, aproveitei a oportunidade de ler livros que estavam há algum tempo na minha lista de futuras leituras e até ganhei um livro no desafio da foto! Além disso, essa foi a minha primeira maratona literária e eu gostei tanto que fiquei mais empolgada para participar de outras que surgirem por aí.
E vocês? Já participaram de alguma maratona literária? E nesse feriado alguém aproveitou pra botar as leituras em dia? Deixe seu comentário!
Boas leituras e até a próxima!
^-^
REFERÊNCIAS
[CARTAZ O grande Gatsby, filme de 1974]. In: FILMOW: a rede social de filmes e séries. [S. l.]: Filmow, c2016. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016.
@LUANEBULOSA. Xote da Hermione: (baseado na Pedra Filosofal) [paródia de O Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga]. In: ARRAIÁTONA. [S. l.]: Facebook, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.
PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)