sábado, 2 de julho de 2016

Resenha: Kaori e o samurai sem braço - Giulia Moon

Fonte: Acervo pessoal.
Oi, pessoal!


Hoje trago pra vocês um pouco das minhas impressões da leitura de Kaori e o Samurai sem braço, da Giulia Moon, mais um livro da vampira Kaori. Este eu li logo depois de devorar Coração de Vampira. Segue a sinopse da orelha do lirvro:

“2011, Brasil. Uma bela vampire, Kaori, procura confortar seu amigo Takezo, que sofre com as notícias alarmantes sobre o tsunami que devastou o Japão. As lembranças de outra catástrofe, em 1782, também no Japão, trazem a Kaori recordações das aventuras vividas ao lado de um certo samurai sem brao: Migitê-no-Kitarô, o exterminador de monstrous. Entre demônios, espectros e outras perigosas criaturas sobrenaturais, Kaori vive aventuras eletrizantes, junto com Kitarô e sua fiel companheira, Omitsu, a mulher-raposa. O objetivo do trio é encontrar um terrível monstro devorador de almas que os levará ao mais arriscado dos confrontos: o desafio de enfrentar a si mesmo, às próprias fraquezas e arrependimentos, numa luta de vida ou morte!” (MOON, 2012).


A história do livro começa um pouco depois dos acontecimentos de Coração de Vampira. Kaori vai visitar seu amigo Takezo, que está bastante abalado com o sofrimento de seus compatriotas após os desastres ocorridos no Japão em 2011. Preocupada com o amigo, que está indo para o Japão ajudar a manter o humanos e sobrenaturais sobreviventes seguros, Kaori resolve lhe contar sobre o que aconteceu com ela quando passou por um terrível terremoto em Odawara, no ano de 1782 (segundo ano da Era Tenmei, no Japão). O foco deste livro, portanto, fica na história do passado de Kaori, quando ela conheceu Migitê-no-Kitarô, o samurai sem braço, e a kitsune Omitsu.


Os capítulos são curtos e rápidos de ler e a Giulia continua uma exímia contadora de histórias. Misturando ação, mistério, humor e sensualidade em sua narrativa ela consegue prender o leitor até a última página e ainda nos deixa querendo mais. E, diferente dos livros anteriores, este é predominantemente ambientado no Japão e portanto todas crituras sobrenaturais fazem parte da cultura e folclore japonês.

Fonte: Acervo pessoal.
Obs: Clique na imagem para abrir maior.
O livro também trás lindas ilustrações, uma a cada capítulo, de autoria da própria Giulia Moon, que deixaram o livro ainda mais perfeito. Alías, todo o tratamento gráfico do livro é perfeito, tanto as ilustrações da capa como as internas, além da fonte do texto e as folhas amareladas que tornaram a leitura visualmente mais agradável. Tudo isso me fez amar ainda mais a história de Kaori e o samurai sem braço, só foi uma pena que acabou tão rápido.
Fonte: Acervo pessoal.
Obs: Clique na imagem para abrir maior.

Apesar deste livro não dar muitos spoilers dos anteriores, recomendo que seja lido depois, pois assim sua história fará mais sentido. Além disso, pra quem não gosta de spoiler, esse livro trás alguns personagens cruciais para a resolução dos mistérios de Coração de vampira, o que não entrega o final deste, mas pode tirar um pouco da surpresa.

Infelizmente não consigo falar mais sobre o livro sem soltar spoilers, mas todos os elogios que teci nas resenhas sobre os livros anteriores valem também para este. Leitura mais que recomendada, ela é obrigatória para entender melhor o universo criado por Giulia Moon.

Boas leituras e até a próxima!


MOON, Giulia. Kaori e o samurai sem braço. São Paulo: Giz, 2012. 196 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não Gostou? Tem uma opinião diferente?
Deixe seu comentário! Aqui é seu espaço.

PS: Se for comentar como anônimo, por favor, coloque seu nome no final do comentário. :)