terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Leituras de 2013.

Olá, pessoas!

Final de ano chegando e como já faz meses que não posto nada no blog (por pura preguiça, porque já tenho várias resenhas quase prontas, só faltando digitar) resolvi recapitular minhas leituras de 2013 fazendo uma comparação com o post que fiz no começo do ano: Desejados #2 –  Metas para 2013. Desde que escrevi aquele post eu já sabia que não cumpriria nem metade daquelas metas, mas fiz a lista mesmo assim, como um incentivo. Hoje relendo minhas metas, percebi que consegui cumprir algumas e outras pelos menos em parte, então acho que posso me considerar satisfeita, hehehe (ou nem tanto, visto que acabei adquirindo vários outros livros que não constavam na lista e só fiz aumentar a pilha de não-lidos. ¬¬').

domingo, 13 de outubro de 2013

IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Olá, pessoal!

Depois de mais um tempinho sem postar, cá estou para falar um pouquinho sobre a edição de 2013 da Bienal do Livro de PE. 

Com o tema "O livro é um espetáculo só seu" em alusão a Copa do Mundo e relacionando o Futebol à literatura, a bienal ocorreu entre os dias 04 e 13 de outubro, no Centro de Convenções. Após vários problemas em relação a empresa organizadora do evento, bem como a falta de apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife, as minhas expectativas quanto a Bienal (que já não eram altas se comparar o evento de PE com os do Rio e SP) caíram bastante.  A programação das palestras e autores convidados também não me animou, mas acabei indo do mesmo jeito. E acabei tendo uma grande surpresa!

domingo, 22 de setembro de 2013

Desculpa se te chamo de amor, de Frederico Moccia


Olá, pessoas!

Já faz um bom tempo que ouvi falar desse livro e do filme baseado nele, mas na época eu tinha um certo preconceito com romances, principalmente um tão longo (mais de 400 páginas). Por isso acabei optando por assistir ao filme primeiro, e na época achei que foi o suficiente. Até que um tempo depois minha amiga Ialy leu Desculpa se te chamo de amor e sua continuação Desculpa, quero me casar contigo e amou! Ela ficou super empolgada e me recomendou muito a leitura. Eu demorei um tempão, mas acabei comprando os dois livros. E hoje me pergunto: "por que demorei tanto?". Bom, explicações a parte, vamos a resenha.

domingo, 25 de agosto de 2013

Apaixonada por palavras, de Paula Pimenta

Olá, pessoas!

Para a resenha de hoje temos um livro de crônicas de Paula Pimenta, uma escritora nacional conhecida pelas séries de livros Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, que ainda não li, sei apenas que são voltadas para o público adolescente. 

Em Apaixonada por palavras Paula reúne várias crônicas que escreveu entre 2000 e 2009. Seus textos tratam principalmente sobre o amor e relacionamentos, de acordo com seus sentimentos nos momentos em que os escreveu.

domingo, 11 de agosto de 2013

Graceling: o dom extraordinário, de Kristin Cashore.

Olá, pessoas!


  Hoje trago a resenha de uma aventura de fantasia medieval já publicada há algum tempo pela Rocco, mas que só consegui ler recentemente, pois além do preço um pouco salgado, eu raramente o encontrava nas prateleiras das livrarias. Até que um dia, depois de ter lido uma resenha de outro livro da mesma série, esbarrei com ele e aproveitando que estava com um desconto razoável na Saraiva, comprei e agora me pergunto por que não o fiz antes. Mas chega de enrolação e vamos à resenha!

domingo, 16 de junho de 2013

White Collar



Olá, pessoas!
                                      
       Hoje vim falar sobre uma série que comecei a assistir há alguns meses e que me deixou totalmente viciada: White Collar.



          Divertida e envolvente a série traz a história de Neal Caffrey, um cara lindo (*-*), superinteligente e romântico, só tem um problema: ele é um ex-ladrão e incrível falsificador de arte preso, após alguns anos de muita perseguição, pelo agente especial Peter Burke. Condenado a uma pena de 4 anos, Neal simplesmente surpreende a todos ao fugir da prisão quando faltavam apenas 3 meses para completar sua pena. Então o agente Burke é convocado para recapturá-lo.

sábado, 15 de junho de 2013

Aviso: ainda não desisti, só estou mais ocupada!

Olá, pessoas!

      Estou passando rapidinho por aqui hoje pra avisar que, apesar de não postar nada há mais de um mês, eu não desisti do blog! O problema é que depois de mais de 1 ano de formada resolvi criar vergonha na cara e fazer um curso de especialização, afinal ficar muito tempo sem estudar deixa a gente preguiçosa e daí pra se acomodar e começar a reclamar da vida sem fazer nada é um pulo. Mas investir na minha educação e vida profissional custou meu tempo pra ler e me dedicar ao blog. Isso não significa que eu esteja desistindo das resenhas e outros textos que posto aqui, porém vou precisar diminuir a frequência das postagens, que provavelmente serão atualizadas uma ou duas vezes por mês, isso vai depender do meu tempo livre nos finais de semana em que não tenho aula.
            Por isso, peço aos meus poucos e fiéis leitores que não me esqueçam e se puderem dar uma passadinha por aqui e continuar deixando seus comentários (que sempre me dão um motivo a mais para continuar com o blog) uma vez ou outra eu ficarei muito grata!
            Ah! E fiquem ligados que amanhã já tem resenha nova de uma série que já terminei há algum tempo, mas amei e estou ansiosa pela estreia da próxima temporada.

Até a próxima!
^-^

sábado, 27 de abril de 2013

Quem precisa de heróis?, de Viviane Fair.



Olá, pessoas!


            Quem já acompanha o blog há algum tempo já deve ter percebido que sou fã da Vivi, li todos os livros da trilogia A caçadora e espero ansiosamente pelos próximos livros da trilogia O caçado (o primeiro já foi resenhado aqui). Então resolvi criar vergonha na cara e ler também o primeiro livro dela: Quem precisa de heróis?, anteriormente publicado como Cavaleiros do RPG. O título anterior já entrega um pouco sobre o enredo, mas não se preocupe, não é preciso ser um expert em jogos de RPG para entender a história. Bom, eu nunca joguei RPG, mas tenho uma ideia do que se trata, pra quem não sabe segue uma rápida definição:

domingo, 14 de abril de 2013

O menino do pijama listrado, de John Boyne.


Olá, pessoas!


A resenha de hoje é sobre um livro que quero ler já há alguns anos, desde que dei um exemplar de presente a uma amiga e ela me falou muito bem da história. Mas ainda não havia surgido a oportunidade de lê-lo, até que dia desses, passando pela estante de literatura da biblioteca onde trabalho, eu avistei sua linda capa listrada com textura de tecido e não resisti, precisei pegá-lo emprestado e passar na frente da minha interminável fila de não-lidos.
O livro é narrado em 3ª pessoa do ponto de vista de Bruno, um garoto de 9 anos bastante esperto e gentil, apesar de que logo no começo o achei um pouco egoísta e mimado.    
Conhecemos Bruno quando ele acaba de descobrir que precisará se mudar de sua adorada casa em Berlim e abandonar seus queridos amigos, por causa do trabalho de seu pai. Então ele e sua família se mudam para sua nova casa, um lugar chamado Haja-Vista. No início ele odeia a mudança e usa todos os argumentos que consegue imaginar para fazer seus pais mudarem de ideia. Mas o tempo passa e como ninguém parece dar atenção a seus protestos, o garoto resolve se aventurar pelo novo “território”, fazer novos amigos e, quem sabe, até descobrir quem são as pessoas de pijama listrado.

domingo, 31 de março de 2013

O duque sombrio, de Margaret Moore.



Olá, pessoas!


            Hoje trago a resenha de um romance leve e divertido, do tipo conhecido como romance de banca ou literatura de mulherzinha. Eu não costumava ler muito esse tipo de livro, porque tinha certo preconceito, achava que eram todos fracos e mal escritos. Bom, eu pensava assim até que comecei a ler as resenhas da minha amiga Ialy (do blog Minhas Palavras Secretas), que adora romances de banca e acabou me influenciando, rsrsrs. Então foi que descobri que esses livros são iguais aos outros romances, eu só precisava descobrir quais os gêneros que mais me interessam. Tenho preferência pelos romances históricos e/ou sobrenaturais, e O duque sombrio se enquadra no primeiro. Mas chega de arrudeio e vamos à resenha!

domingo, 17 de março de 2013

Desejados #3



Olá, pessoas!

            Eu sei que tinha dito que essa coluna por ser mais fácil de escrever seria uma das mais frequentes do blog, mas é que a coisa tá difícil, é muita coisa pra fazer e pouco tempo sobrando, hehe.
            Para essa e as próximas atualizações da coluna “Desejados” usei como base minha estante de desejados do Skoob que já está com mais de 600 títulos, entre livros e quadrinhos (HQ’s e mangás), e cada dia acrescento mais alguns, rsrs. Os desejados de hoje incluem 2 mangás que estou acompanhando, 1 filme e 2 livros que adicionei recentemente na estante do Skoob. Então segue a lista:

domingo, 10 de março de 2013

Um bestseller para chamar de meu, de Marian Keyes


Olá pessoas!

            Esse é o primeiro livro da Marian Keyes que leio e apesar de não acreditar que esta seja sua melhor publicação, acho que valeu a pena pra ter uma ideia do estilo de escrita dela e com certeza me deixou curiosa pela famosa série das Irmãs Walsh (composta pelos livros: Melancia, Férias!, Los Angeles, Tem alguém aí?, A estrela mais brilhante do céu).
            Em Um bestseller para chamar de meu conhecemos as histórias de três mulheres – Gemma, Jojo e Lily – , cada uma com suas próprias crises, mas que de algum modo têm suas vidas entrelaçadas. 

domingo, 3 de março de 2013

1984, de George Orwell.



Olá, pessoas!

Um clássico do gênero distopia (ou utopia negativa), 1984 nos apresenta um futuro bastante perturbador. Originalmente publicado em 1949, quando o ano do título parecia um futuro distante, o livro já foi interpretado como crítica aos regimes totalitários do período Pós-Guerra (como o Fascismo e o Stalinismo) e até como um tipo de previsão desesperada do futuro da humanidade.
Há algum tempo eu estou interessada na leitura desse livro, que é uma leitura obrigatória pra quem quer saber de onde surgiu a fórmula usada na maioria dos romances distópicos contemporâneos bem como entender um pouco melhor esse gênero. Então quando vi que havia um exemplar dele na biblioteca que trabalho, eu não tive dúvidas em escolhê-lo como próxima leitura. Infelizmente ela demorou um pouco mais que o previsto e talvez isso tenha contribuído para minha dificuldade em avaliar o livro.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

CLAMP



Olá, pessoas!

            Hoje vim falar um pouco sobre minhas mangakás favoritas, e que por isso mesmo vão ser muito citadas aqui na coluna Animes e Mangás. Infelizmente não tive tempo de fazer uma pesquisa mais completa (me refiro a histórico e detalhes técnicos) sobre o grupo, então vou me ater ao pouco que sei e o que mais gosto em suas publicações.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mudanças no blog



Olá, pessoas!

            Quem segue o blog já deve ter percebido a mudança na aparência e no título. O Entre Livros e Rabiscos agora se chama Vagando entre Estantes! O que aconteceu foi que há alguns dias o Vinicius do blog Livrose Rabiscos me informou que mecanismos de busca (como o Google) estavam fazendo uma pequena confusão com nossos blogs porque os nomes eram muito parecidos, o que por sua vez poderia confundir os leitores, a melhor solução foi mudar o nome do blog. Mas mudar o título e o layout do blog já era algo em que eu vinha pensando há algum tempo, visto que os assuntos das postagens foram se diversificando à medida que novas ideias foram aparecendo, mas sempre deixava pra depois porque tinha preguiça de fazer isso.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os gestos, de Osman Lins.



Olá, pessoas!



            O livro que vou resenhar hoje é de um ilustre autor pernambucano, natural de Vitória de Santo Antão, que muita gente já deve ter lido ou pelo menos “ouviu falar” quando prestou vestibular (pelo menos aqui em PE). E assim foi meu primeiro contato com os contos de Osman Lins, através do livro Melhores contos de Osman Lins, uma seleção feita pela Profª. Sandra Nitrini (USP), e que simplesmente amei! Infelizmente os textos dele não são esses romances divertidos e fáceis de ler, eles requerem um pouco mais de atenção e propõem reflexões para as quais eu nem sempre tinha tempo, principalmente depois que comecei a faculdade. Por isso, acabei deixando os livros dele de lado por um bom tempo. Então eis que um dia, conversando sobre livros com um conhecido, ele me indicou a leitura de Avalovara, romance de autoria de Osman Lins e considerado sua maior obra. “Ah! Eu já li alguns contos dele e gostei bastante. Vou procurar esse.” – comentei. Acabei me deparando com “Os gestos” numa biblioteca da universidade, do qual eu havia lido o conto que dá título ao livro e resolvi retomar minhas leituras de Osman (olha a intimidade, hehe) por este.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.



Olá, pessoas!



            Definitivamente 2012 foi, pelo menos para mim, o ano das distopias! Depois de ficar super empolgada com as leituras de Delírio e da Trilogia Jogos Vorazes, foi a vez de Fahrenheit 451 me arrebatar.

            Essa história se passa numa época no futuro onde a sociedade rejeitou totalmente os livros, até que eles se tornaram obsoletos e as pessoas cada vez mais vazias. Os livros quase já não existem e quando encontrados são queimados pelos bombeiros, e seus donos tratados como loucos ou criminosos. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Arséne Lupin: ladrão de casaca, de Maurice Leblanc.



Olá, pessoas!


            O livro que finalmente conseguiu me tirar da DPL provocada pelo final de A Corrida do Escorpião foi, por incrível que pareça, um “tiro no escuro”. Por sorte (notaram como ando sortuda com minhas leituras ultimamente?) essa foi a escolha perfeita. Confiram a sinopse*:


A alta sociedade francesa diverte-se a bordo do transatlântico Provence, quando chega a notícia: Arsène Lupin, o ladrão impossível de se capturar, viaja disfarçado entre os passageiros. Eis a chance de o Inspetor Ganimard prender o homem capaz de realizar crimes perfeitos e fugas espetaculares. Conto de estreia deste ícone da literatura policial, “A detenção de Arsène Lupin”, de 1905, é a primeira das nove aventuras aqui reunidas, revelando um criminoso galante e sedutor, guiado pelo prazer do desafio. Um anti-herói que se dá até ao luxo de ajudar a polícia em casos difíceis. Conheça um oponente à altura de Sherlock Holmes – ou “Herlock Sholmes”, na versão de Maurice Leblanc – e prepare-se para torcer pelo ladrão.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Desejados #2 – Metas para 2013.




Olá, pessoas!

            Já faz algum tempo que não posto aqui os meus desejados, apesar de ter prometido no primeiro post dessa coluna que o faria com frequência, e, como sempre, minha desculpa é a falta de tempo. heheh. Mas, enfim, aqui estou para falar um pouco das minhas metas de leitura (infelizmente não tão planejadas como eu queria) para 2013.
            Desde o primeiro dia do ano que vejo na blogosfera posts com retrospectivas literárias de 2012, bem como as famosas metas e desafios literários para 2013. Eu até fiquei interessada no DesafioRealmente Desafiante 2013, proposto pela Clícia do blog Silêncio que eu to Lendo, dando continuidade ao Desafio de 2012, que conheci através do blog LeituraCompulsiva, da Camila (que eu sigo e adoro). Mas infelizmente sou péssima para programar minhas leituras, pois as escolho de acordo com o momento, então acho que eu não conseguiria cumprir o desafio. Por isso resolvi que minhas metas para 2013 não seguiriam uma ordem predeterminada. E como sempre acho que tenho poucos livros (mesmo que minha prateleira de não-lidos mostre exatamente o contrário, rsrs) elas incluem pouquíssimos títulos que já possuo, e é esse o motivo para postá-las aqui na coluna Desejados (não apenas porque estou com preguiça de escrever mais, heheh). Então, vou deixar de lenga-lenga (sim, eu adoro enrolar!) e ir direto ao que interessa.

domingo, 6 de janeiro de 2013

A Corrida do Escorpião, de Maggie Stiefvater.



 Olá, pessoas!
        
        Em A Corrida do Escorpião conhecemos dois personagens principais que aparentemente não têm nada em comum até quem em determinado momento, de forma inesperada, seus caminhos se cruzam. E é a partir de seus pontos de vista alternados que essa história é contada. Sean é um jovem de seus 19 anos que precisou crescer cedo demais e desde os 10 trabalha domando cavalos d’água no Haras Malvern, cujo dono – Benjamin Malvern – é o homem mais rico da ilha de Thisby.